Agora no estado de São Paulo

 Voltar  Página Inicial Reflexões Notícias
Projetos Ferramentas Como é feito... Outros Sites
Como Comprar Meus Álbuns Comentários Quem Sou...
Catálogo de Miniaturas Avaliação do Cliente Perguntas Frequentes Contato

Fazendo miniatura de caminhão para trazer uma carga de boas recordações!

           English  

Contato Como comprar
Projetos

Projetos de Miniaturas de Mercedes-Benz

Há muitos outros projetos ainda não documentados e mesmo os que já estão aqui, alguns estão incompletos ou parados por falta de tempo. A intenção é disponibilizar todos eles neste site com o máximo de detalhes possíveis.

Miniatura do caminhão Scania L75 de metal

Catálogo de Miniaturas de chapa de metal estampada

Mini Linha de Montagem - Scania Projeto B

Miniatura da Motoniveladora Caterpillar 120B

Miniaturas de caminhão Scania

Revista Scania Experience da Austrália

Oficina Aberta - Um Pouco de História

Miniatura de Mercedes-Benz 1513 - Projetos antigos Miniatura de Mercedes-Benz 1513 - Projetos antigos O Projeto da Miniatura do Mercedes-Benz
O Projeto da Miniatura do Mercedes-Benz O Projeto da Miniatura do Mercedes-Benz O Projeto da Miniatura do Mercedes-Benz
Miniatura do Mercedes-Benz Axor 2640 - Projetos antigos
Projeto

Apresentar as miniaturas e ao mesmo tempo contar um pouco da história da Mercedes-Benz no Brasil é um dos principais objetivos deste projeto. Muitos dos modelos mais significantes dos anos 50 aos anos 90 em suas várias configurações deverão ser representados, aqui, durante o projeto. Cada modelo deve ser feitos de chapa aço estampada e na escala adotada como padrão pelo OficinaAberta.com.br, que é a de 1:25. 

Planejar até nem é tão difícil, mas conseguir tempo para a execução de um projeto como este já é outra coisa. Assim sendo, o OficinaAberta.com.br, humildemente, pretende  apresentar alguns dos modelos comumente vistos nas estradas brasileiras por volta dos anos 70, o que mostra o entusiasmo pelos  modelos clássicos.

Como sempre pode acontecer, a escassez de documentação de alguns modelos tornam o projeto tanto mais lento quanto trabalhoso. A Internet é a bênção dos últimos tempos para resolver esse tipo de problema. Todavia, os fragmentos de dados e a má qualidade de algumas fotos encontradas dificultam compor a informação necessária a cada modelo incluso no projeto. Os dois primeiros estudos, aqui feitos, para a execução de modelos de Mercedes-Benz ocorreram há alguns anos. Sendo que o primeiro visava à confecção de modelos como L1313 e L1513 e o segundo foi para construir miniaturas de um modelo bem recente, o Axor.  O projeto atual é mais complexo e leva o nome de Projeto "C" de Miniaturas do Mercedes-Benz. Moldes de aço tem sido feitos para assegurar que as peças saiam iguais e para que várias unidades sejam produzidas.

 O primeiro modelo escolhido no Projeto foi o Mercedes-Benz L312, mas não sem propósito, pois ele foi o primeiro montado no Brasil. Um digno representante dos Mercedes torpedo.

 

Mercedes-Benz L312 Torpedo

Carroceria torpedo

Estilo de carroceria de automóvel usada no começo do século 20. A linha do capô era levantada  ao nível da cintura do automóvel formando uma linha reta da frente até a traseira.  As cabines de caminhão com esse aspecto também foram denominadas torpedo.

 

Tem muito para ser mostrado aqui sobre este trabalho e será adicionado assim que for possível.
Ivan Gouveia

Pós-graduado em Redes de Computadores pela FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Graduado em Tecnologia da Informação pela UNESC - União das Escolas Superiores de Cacoal. Tem CCNA (Cisco) como curso complementar de Redes de Computadores. Profissional da área de Eletrônica e de Programação de Computadores. Programador nas linguagens Delphi e Visual Basic.