Como é feito... Contato Como comprar

Soldagem

Veja também:

Como os pneus são feitos

Mini linha de montagem FNM

Projetos

 

 


SOLDAGEM

 

Há várias técnicas de soldagem com estanho e, geralmente, o próprio fabricante do ferro de solda ou da solda ensina como fazer uma boa soldagem. Todavia, o que há na maioria dos tutoriais sobre solda com estanho refere-se a união de fios de cobre ou componentes eletrônicos. Os procedimentos que vou descrever nesta seção são os que uso e voltados à soldagem de chapas como as encontradas em embalagens de tinta, alimentos, etc. A escolha da marca da solda, bem como do ferro de solda influem decisivamente na qualidade do trabalho. Com a prática é possível definir qual é a solda ou ferro de solda mais adequados. No começo, entretanto, é bom começar com fio de solda de 1mm de diâmetro com fluxo interno e ferro de solda de 60W. Obviamente, a opção por um tipo de ferro de solda dependerá da espessura e da área da chapa a ser soldada. As chapas absorvem parte o calor do ferro de solda e o dissipa no ar, daí a escolha de um ferro de solda de 60W para compensar essa perda. Deve-se evitar a soldagem na frente de ventiladores ou do fluxo de ar frio como o proveniente de um condicionador de ar.

Quando se nota que o fluxo interno do fio de solda é insuficiente, deve-se fazer a complementação com uso de fluxo de solda ou pasta para soldagem a estanho.

 

Os procedimentos e requisitos básicos para uma boa soldagem de chapas com estanho são os mostrados abaixo:

1 - Usar ferro de solda de 60W;

2 - Usar fio de solda de 1mm de diâmetro com fluxo interno;

3 - A superfície a ser soldada deve estar isenta de ferrugem, poeira, tinta, óleo, etc;

4 - Evitar soldar diante de corrente de ar;

5 - Aproximar bem as partes a serem unidas;

6 - Começar soldar a partir de cima (caso em que o objeto se encontre na vertical);

7 - Aquecer bem a área a ser soldada com a ponta do ferro de solda e aplicar o fio de solda diretamente no local aquecido das peças;

8 - Esperar cerca de 30 segundos sem mover as partes soldadas até a solda endurecer;

9 - Retirar os excessos de solda com a própria ponta do ferro de solda;

10 - Usar lixa ou micro-retífica para desbaste da área soldada.

 

Abaixo estão as fotos das miniaturas dos caminhões FNM e Peterbilt durante a fase  de soldagem. Foram usadas chapas de 0,19mm de espessura.

 

 

 

Em breve voltarei a este tópico para melhorá-lo, corrigi-lo ou acrescentar algo.