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Fazendo miniatura de caminhão para trazer uma carga de boas recordações! |
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Projeto da miniatura do ônibus CMA Flecha Azul |
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O projeto da miniatura do ônibus CMA-SCANIA Flecha Azul, de aço estampado na escala 1:25, inclui as versões de III a VII. Modelos anteriores deverão ser incluídos posteriormente. |
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Miniatura do caminhão Scania L75 de metal Catálogo de Miniaturas de chapa de metal estampada Mini Linha de Montagem - Scania Projeto B Miniatura da Motoniveladora Caterpillar 120B |
Os ônibus CMA do I ao VII foram ícones do transporte de passageiros no Brasil. Descendentes diretos dos dinossauros americanos, um dos traços mais marcantes de seu DNA são as chapas frisadas. Vindos com a passagem da Cometa (necessário dizer: uma passagem gloriosa), ficaram estampados na memória das pessoas, principalmente na região sudeste. Quer seja de quem sentou em suas confortáveis poltronas de couro legítimo, quer seja dos que deles dependeram indiretamente. Mas mesmo quem apenas os via de longe sabe bem o que é um dinossauro. Com seus 13,2m de comprimento e com distribuição harmônica das poltronas estava apto a oferecer conforto ao passageiro. |
Os modelos de ônibus CMA de III ao VII farão parte deste projeto |
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Estágio de modelagem do protótipo. (A) espaço deixado para ser preenchido com uma peça com as inscrições Scania ou Cometa em relevo. |
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Estágio de modelagem do protótipo. Ainda serão feitas várias alterações nestas peças. |
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Estágio de modelagem do protótipo. Ainda serão feitas várias alterações nestas peças. |
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Os frisos nas chapas de alumínio nas laterais do ônibus CMA-SCANIA Flecha Azul são os detalhes que mais impressionam à primeira vista, mas são também um ponto crítico do projeto na hora da modelagem. O alinhamento, bem como a distância entre os frisos não são muito fáceis de se deixar com uma aparência agradável. |
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Foi desenvolvida a estampadora do padrão da seção inferior da lateral do CMA. Desta estampagem serão recortadas as portas de bagageiros e outras peças que compõem a lateral abaixo do nível do assoalho. Este é o primeiro teste de estampagem sem a conclusão dos ajustes de guias de entrada e saída da estampadora. |
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Ajustando dimensões da lateral direita parte frontal. As peças ainda estão sendo modeladas. |
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Ajustando dimensões da lateral esquerda parte traseira. As peças ainda estão sendo modeladas. |
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Foi feita mais uma montagem parcial visando conferir medidas e para dar noção de dimensões. Também tem o objetivo mostrar o andamento do projeto às pessoas que fizeram reserva da miniatura e às pessoas que, de alguma forma, estão acompanhando o desenvolvimento do projeto da miniatura do ônibus. A base do projeto é o CMA III e a janela na parte inferior da porta foi adicionada nesta montagem para que se possa vislumbrar o resultado nas versões do CMA IV em diante. |
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A miniatura do ônibus CMA-SCANIA está, atualmente, sendo trabalhada no nível das janelas. Esta parte ainda não está totalmente detalhada. Desta vez, os trabalhos vão para o nível do teto e, em seguida, voltam para os compartimentos de bagagem e outras partes a serem redetalhadas. |
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Mais uma atualização. Infelizmente, o protótipo ainda está sem as aberturas dos pára-brisas. Espero que na próxima atualização todos os protótipos dos lados estejam prontos. Pode-se notar que uma janela está faltando. Com esta última janela pode-se ter noção de todo o comprimento do ônibus. |
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A etapa de dimensionamento e determinação de posição dos compartimentos inferiores está quase no fim. Os bagageiros estão dimensionados, agora outros compartimentos como o de bateria, tanque e motor serão trabalhados. Também foi feito, nesta etapa, o dimensionamento da estrutura lateral do teto e janelas. |
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Exceto por algumas correções que ainda devem ser feitas nos moldes, hoje foi estampada a estrutura final da frente do CMA. A área mais escura, onde estão os faróis, ainda não é definitiva. |
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Foto 2 da mesma estampagem. |
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Primeiro teste dos assentos da versão convencional. Estes assentos não estão terminados e foram feitos para os testes apenas. |
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Compartimentos de bagagens e outros compartimentos laterais abertos. |
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Ajustes da cabine do motorista. |
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Ajustes da cabine do motorista. |
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Acesso ao compartimento de passageiros |
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Acesso ao compartimento de passageiros |
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Ajustes do compartimento do motor e suspensão. |
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Carroceria para a versão III do CMA. |
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Carroceria para a versão III do CMA. |
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Carroceria para a versão III do CMA. |
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Carroceria para versões do CMA IV em diante. |
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Carroceria para a versão VI do CMA. |
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Carroceria para a versão do CMA VI. |
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Carroceria para a versão do CMA VI. |
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Visão frontal de um típico CMA Leito. |
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Montagem da estrutura das primeiras unidades. |
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Tem muito para ser mostrado aqui sobre este trabalho e será adicionado assim que for possível. |
Ivan Gouveia
Pós-graduado em Redes de Computadores pela FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Graduado em Tecnologia da Informação pela UNESC - União das Escolas Superiores de Cacoal. Tem CCNA (Cisco) como curso complementar de Redes de Computadores. Profissional da área de Eletrônica e de Programação de Computadores. Programador nas linguagens Delphi e Visual Basic. |